Sustentabilidade na Kärcher
O conceito de sustentabilidade está firmemente ancorado na empresa familiar Kärcher. Assumimos a responsabilidade pelo meio ambiente, nossos produtos, pela cadeia de suprimentos, pela empresa, pela sociedade e pelos nossos colaboradores, porque acreditamos que podemos fazer a diferença para a sociedade em que vivemos. Be the difference!
Nós assumimos a responsabilidade
O foco das nossas ações é o desenvolvimento sustentável da empresa e voltado para as pessoas. Queremos criar valor para nossos clientes, nossos colaboradores e para a empresa, pois estamos claramente comprometidos com nossa responsabilidade social como bons cidadãos corporativos, ou seja, Corporate Citizen. E nós levamos esta responsabilidade muito a sério em todas as áreas da empresa. Por um lado, garantindo a continuidade da existência de nossa empresa por meio de produtos de sucesso e de uma parceria honesta e confiável com nossos clientes, colaboradores e fornecedores. Por outro, criando condições de trabalho mais atraentes, reduzindo a pegada ecológica das nossas atividades empresariais e utilizando os recursos de maneira eficiente.
Tomando como base a reivindicação da marca, nossa comunicação de sustentabilidade foi reunida no lema "Be the difference" (seja a diferença). Porque queremos fazer a diferença sendo a referência em nosso segmento. Para que isso seja possível, definimos metas claras para o período até 2025: Já em 2021, nossa produção global será neutra em termos de CO₂. Com relação aos nossos produtos e embalagens de produtos, estamos focados na redução dos plásticos e no uso de matérias-primas renováveis. Estamos fazendo com que a sustentabilidade se torne parte integrante de toda a cadeia de suprimentos.
Áreas de atividade em nossa estratégia de sustentabilidade
Números e fatos
Sempre que existirem metas, os sucessos deve ser mensuráveis. Isso também se aplica à sustentabilidade, porque não basta uma empresa somente fazer uma promessa. É importante acompanhar as metas definidas na estratégia e revisar continuamente o nosso desempenho de sustentabilidade.
Desde 2014, registramos a implementação de nossas metas de sustentabilidade de forma consistente, uniforme e totalmente digital em todos as unidades de produção e logística do mundo inteiro. São avaliadas, por exemplo, as emissões de CO₂, o consumo de água e energia, assim como também são analisados os desenvolvimentos na área de materiais de embalagem.
Os requisitos dos regulamentos e normas sobre meio ambiente, como por exemplo, a norma ISO 14001, também são verificados de forma padronizada e totalmente digital. No total, monitoramos o cumprimento de mais de 10.000 regulamentos e obrigações.
Ao relatar os nossos índices, nos baseamos nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI).

Prêmios
Sustentável. Desde o início.
Assumir responsabilidades: este foi um elemento essencial da cultura corporativa da Kärcher desde o início. Alfred Kärcher e sua esposa Irene já eram guiados pela ideia de que o sucesso econômico sustentável só é possível se forem consideradas as questões sociais.
Em 1939, quando a jovem empresa se mudou para Winnenden, Alfred Kärcher construiu sua própria estação de tratamento de esgoto nas instalações da fábrica. Em 1940, ele fundou a Alfred-Kärcher-Hilfe para funcionários carentes e de 1943 a 1948 possibilitou a produção de brinquedos como presente de Natal para os filhos dos colaboradores.
Muitos outros marcos se seguiram. Dentre eles, a primeira grande campanha de limpeza da estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro, a colocação em funcionamento de sistemas fotovoltaicos próprios nas instalações da fábrica, a publicação do código de conduta Kärcher, projetos de pesquisa para produção com eficiência energética, a introdução de um sistema global de gestão de energia e as primeiras peças de produtos feitas de plástico reciclado fabricadas em série.
