Sustentável. Desde o início.

Assumir responsabilidades: este foi um elemento essencial da cultura corporativa da Kärcher desde o início. Alfred Kärcher e sua esposa Irene já eram guiados pela ideia de que o sucesso econômico sustentável só é possível se forem consideradas as questões sociais.

História da sustentabilidade

Sustentabilidade na história da empresa

O pensamento e a ação sustentáveis são uma tradição na Kärcher: O bem-estar de seus colaboradores e a proteção do meio ambiente eram importantes para Alfred Kärcher. Em 1939, quando a jovem empresa se mudou para Winnenden, Alfred Kärcher construiu sua própria estação de tratamento de esgoto nas instalações da fábrica. Em 1940, ele fundou a Alfred-Kärcher-Hilfe para funcionários carentes e de 1943 a 1948 possibilitou a produção de brinquedos como presente de Natal para os filhos dos colaboradores. Muitos outros marcos se seguiram.

Ainda hoje, o conceito de sustentabilidade continua fortemente ancorado na empresa. Estabelecemos uma meta clara para a nossa gestão da sustentabilidade: Queremos ser referência no mercado da limpeza em termos de sustentabilidade com a máxima percepção e satisfação do cliente. Para que esta visão se torne realidade, o Grupo Kärcher estabeleceu para si metas plurianuais de sustentabilidade estratégica. O pensamento por trás disso: A sustentabilidade deve permear uma empresa para que seja eficaz.

 

Três áreas temáticas estratégicas estabelecidas

O programa de sustentabilidade "Sustainability Excellence" (excelência em sustentabilidade) foi adotado em 2014, com base nos resultados de uma pesquisa junto às partes interessadas. Ele inclui 14 metas abrangentes para todo o grupo, que se dividem em seis campos de atuação e seguem os princípios do "UN Global Compact" (Pacto Global das NU) que assinamos em 2011. Já desde o início de 2016, estamos comprometidos com o "Paris Pledge for Action" e, portanto, com a proteção do clima global com o objetivo de limitar o aquecimento global em menos de 2°C.

Com a primeira estratégia de sustentabilidade, a Corporate Social Responsibility (CSR) (responsabilidade social corporativa) ganhou ainda mais importância e foi desenvolvida de forma sistemática. Por exemplo, responsáveis ambientais foram nomeados em todas as unidades de produção e logística, que também são o contato para a gestão da sustentabilidade em suas unidades. As medidas para todo o Grupo Kärcher são coordenadas em um comitê gestor de CSR. Os componentes mais importantes são as três áreas temáticas estratégicas "Natureza, cultura, sociedade", "Produtos e cadeia de suprimentos" e "Colaboradores".

Olhando para o futuro

Por meio das metas de sustentabilidade para 2025, agrupamos três iniciativas para melhorar ainda mais o desempenho da sustentabilidade. Elas são baseadas nas metas das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável e dão continuidade ao programa de sustentabilidade "Sustainability Excellence". As três iniciativas "Zero Emissions", "Reduce, Reuse, Recycle" e "Social Hero" formam o guarda-chuva para vários projetos e objetivos.

História da empresa e questões atuais sobre a sustentabilidade