6 maneiras de fazer com que seus consumidores sintam-se à vontade em seu estabelecimento

Sua empresa pode se benefíciar muito das dicas abaixo. Confira!

Limpeza de lojas shopping varejo limpeza de pisos

As vendas em um comércio podem depender de muitos fatores, como a atratividade da sua marca, as opções disponíveis e a qualidade do seu produto ou serviço, a cordialidade e o nível de informação dos seus vendedores e atendentes e, claro, o quanto os seus clientes sentem-se à vontade e impelidos a consumirem dentro do seu estabelecimento.

Nesse sentido existem vários estudos que indicam técnicas mais interessantes para aumentar a vontade de compra dos seus consumidores, mas, independente dessas técnicas, alguns cuidados básicos são essenciais – e quando não respeitados podem, inclusive, colocar em risco a imagem da sua marca.

Quer saber mais sobre esse assunto e aprender a transformar seu estabelecimento em um local interessante para seus clientes? Continue a leitura e veja as dicas que separamos!


Gestão para lojas de shopping

1. Seja zeloso com a limpeza

Esse parece um item simples, mas muitos estabelecimentos comerciais não se atentam a limpeza adequada e frequente, o que pode causar uma impressão extremamente negativa nos seus consumidores, além de fazer com que eles não se sintam à vontade para consumir.

Banheiros sujos, corredores empoeirados, vitrines embaçadas e produtos sem a limpeza adequada não são nem um pouco interessantes – e ainda podem contribuir para que seu consumidor pense que a sua marca não se importa com o conforto e o bem estar deles.

Clínicas, centros de estética e outros ambientes que trabalham com a saúde precisam ter atenção redobrada nesse sentido, afinal a sujeira pode até mesmo comprometer o resultado do serviço que você oferece.

Por isso, é extremamente importante que você pense em maneiras de melhorar a sua limpeza, tornando-a constante e muito mais eficiente. O ideal é buscar utilizar materiais e equipamentos profissionais que garantirão um resultado mais adequado e uma manutenção menos frequente.

Para lhe ajudar, a Kärcher possui uma linha exclusiva para a limpeza profissional com soluções como lavadoras de alta pressão, aspiradores, lavadoras e secadoras de pisos, limpadoras de carpete, varredeiras, limpadoras a vapor e muito mais.


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2. Conheça o seu ponto comercial

Quanto mais você conhece sobre o local onde está inserido, maiores as chances de pensar em soluções que sejam realmente eficazes para os seus consumidores. As lojas de shopping, por exemplo, são bem diferentes das de rua, em termos de público e de exposição dos produtos.

Em um shopping as pessoas tendem a parar mais tempo para olhar as vitrines, já que estão nesse espaço passeando, diferentemente do público das lojas de rua, que ainda precisam disputar a atenção de quem passa com outras obrigações diárias das pessoas: muitas estão indo trabalhar, estão com o tempo corrido, etc.

Conhecer quem forma o seu público também pode lhe dar dicas importantes do que ele espera em termos de conforto. Se as pessoas tendem a passar mais tempo dentro do seu estabelecimento, é essencial que você ofereça espaços adequados de espera, entretenimento e outros cuidados (como servir um café ou água, por exemplo). Já se os seus clientes desejam praticidade, é essencial que o layout da sua loja ofereça isso, com facilidade para encontrar os itens que precisam e os preços de cada um, sem a ajuda de atendentes.


Gestão empresarial para lojas e varejo

3. Tome cuidado com as cores escolhidas

Dentro da publicidade, do design e da arquitetura existem várias teorias que ligam às cores aos sentimentos e as sensações das pessoas. Inclusive a cromoterapia é um dos ramos que estuda essas ligações, sendo que muitas cores podem até mesmo ajudar a curar condições físicas.

Justamente por isso, a escolha das cores do seu comércio deve ser muito bem pensada, afinal elas podem contribuir para aumentar ou diminuir o conforto dos seus clientes e despertar neles o desejo de consumir e de permanecer no local, ou de irem embora.

Um dos erros mais comuns é o uso de tons fortes, contrastantes e que não apresentam sintonia com a identidade da marca. A dica é sempre tentar buscar mesclar cores neutras (como o bege, o branco e o cinza) com as que estão ligadas à marca, além de buscar àqueles tons que ajudem no entendimento do seu setor.

Por exemplo, clínicas e spas podem usar cores relacionadas à saúde e ao bem estar, como o azul e o verde, já as lojas que têm um apelo mais moderno, podem preferir por tons como o roxo ou até o amarelo.


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4. Pense no conforto dos seus clientes

Muitos estudos mostram que estabelecimentos comerciais que contam com um espaço projetado para oferecer mais conforto aos seus clientes conseguem trazer mais seriedade à marca e ainda aumentarem as chances de vendas.

Por isso, você deve estar atento a fatores que podem influenciar nesse sentido, como climatização adequada, iluminação, acessibilidade, lugares para sentar, café e água, sanitários sempre limpos, entre outros.


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5. Organize adequadamente seus produtos

Tem coisa pior do que entrar em um ambiente cheio de produtos, com corredores apertados e com itens totalmente desorganizados? Infelizmente essa é a realidade de inúmeros estabelecimentos no varejo, o que pode contribuir para que você acabe afastando os seus consumidores.

Mais importante do que encher as prateleiras e vitrines de produtos é tornar o espaço confortável e convidativo aos seus consumidores, pensando em maneiras de tornar a circulação mais fácil e tranquila, evitando que seus clientes fiquem esbarrando nos itens ou até que se sintam oprimidos pela sua desorganização.


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6. Dê atenção a sua vitrine

Se o seu estabelecimento comercial é uma loja ou outro que conte com uma vitrine, atenção a ela, afinal muitos dos consumidores são atraídos justamente pela exposição dos produtos que você faz.

Por isso, evite deixar a sua vitrine desorganizada ou suja, com excesso de poeira e de itens. Lembre-se que é importante colocar em evidência àqueles produtos de maior destaque, mas sem mostrar tudo o que você possui – afinal a intenção é que os consumidores sintam-se impelidos a entrarem na sua loja para saber mais sobre o que está exposto.

A iluminação adequada também pode fazer toda diferença, afinal ela pode trabalhar como uma forma de divulgação dos seus produtos mesmo quando a sua loja está fechada, aumentando as chances de vendas.

E, então, com essas dicas, ficou mais fácil tornar o seu estabelecimento mais confortável e atraente para seus consumidores? Se você se interessou por nossas soluções de limpeza, entre em contato com um dos nossos atendentes.

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